terça-feira, 31 de janeiro de 2012

primeiros socorros para a viagem


Vocês planejaram a viagem com um mês de antecedência, escolheram um lugar com estrutura para receber crianças e calcularam o dia mais adequado para tirar férias do trabalho. Tudo perfeitamente organizado para aproveitar esse período de descanso ao lado da família, mas... o filhote pegou um resfriado daqueles logo no início do passeio. E agora? Para que os planos da temporada não rolem ladeira abaixo, é essencial ter à mão remédios que driblem qualquer encrenca – afinal, quando o assunto é criança, quase sempre surge um imprevisto.
Os cuidados com a saúde da criançada já devem começar no trajeto até o local de destino – na estrada ou no ar. Aquela dor de ouvido que dá na descida da serra ou quando o avião decola, por exemplo, é um problema simples de contornar. “No caso de um bebê de colo, basta oferecer a chupeta ou uma mamadeira com água”. Já os maiorzinhos podem mascar um chiclete ou comer um biscoito – o importante é mastigar e engolir para controlar a pressão no ouvido. Prefira vestir seu filho com roupas confortáveis e calçá-lo com um sapato lasseado, principalmente nas viagens mais longas. E não deixe de carregar um travesseiro e uma manta: se baterem o frio e o sono, a criança não poupará fôlego para expressar seu desconforto.
Com as dicas acima, será mais simples e agradável para todos chegar ao local de repouso. Lembre-se, no entanto, de que há sempre o risco de o pequeno ter uma reação alérgica a um alimento novo ou ficar com o intestino preguiçoso. “No verão, o problema mais comum em viagens é a diarréia”. No inverno, por outro lado, as grandes vilãs das férias são as doenças respiratórias. Como o melhor é estar preparado para qualquer situação, não custa pedir orientações específicas ao pediatra antes de fazer as malas. Listamos alguns remédios que devem acompanhar a família em qualquer escapada da rotina. Prepare o seu kit:
Analgésico e antitérmico para febre e mal-estar
Antiemético para náuseas e vômitos
Descongestionante nasal
Colírio para conjuntivite
Pomada ou loção para irritações, alergia e feridas na pele
Antiespasmódico para cólicas intestinais
Pomada ou aerossol para picada de insetos
Pomada para assaduras
Xarope para tosse
Analgésico para inflamações e contusões
Restaurador da flora intestinal
Soro reidratante
Remédio para constipação

Nenhum comentário:

Postar um comentário