terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ministério da Saúde divulga a inclusão de duas vacinas no calendário infantil


Calendário básico de vacinação conta com mais duas vacinas
Os imunizantes pentavalente e pólio inativada estarão disponíveis no segundo semestre deste ano
A vacina injetável contra poliomielite, composta por vírus inativado, é mais uma iniciativa do governo brasileiro em prol da erradicação da doença no país, conhecida popularmente como paralisia infantil. A novidade integrará o programa de imunização de rotina e será administrada em crianças que estiverem iniciando seu calendário básico de vacinação, aos dois e aos quatro meses de vida. As doses orais continuarão sendo utilizadas como reforços, aos seis e aos 15 meses de idade.

Enquanto a mudança não é implementada, o procedimento continua o mesmo: na primeira etapa da campanha, que será realizada em junho, as crianças menores de 5 anos receberão a versão oral, independentemente de terem sido imunizadas anteriormente.  

Com a proposta de ampliar o número de fórmulas combinadas, que reúnem proteção a múltiplas doenças em uma mesma aplicação, o Ministério da Saúde anunciou, também para o segundo semestre de 2012, a adoção da vacina pentavalente, capaz de prevenir difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo b e hepatite B. Atualmente, a imunização para essas enfermidades está disponível em duas vacinas separadas. As crianças se submeterão às aplicações aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade.

Além da pentavalente, serão mantidos dois reforços da fórmula DTP (que defende contra difteria, tétano e coqueluche). O primeiro será  ministrado a partir dos 12 meses, e o segundo, entre 4 e 6 anos. Os recém-nascidos devem continuar recebendo a primeira dose da vacina de hepatibe B, nas primeiras 12 horas de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário